Quando você é um empreendedor no mundo digital, presença e autoridade são tudo.
Não importa se você é dono de um e-commerce, consultor financeiro ou profissional da área de saúde, uma pessoa ou empresa com presença online forte terá facilidade para crescer e estabelecer sua autoridade digital.
E, por conseguinte, conquistar mais sucesso em sua área, vender mais produtos e/ou serviços.
Então, o que você pode fazer para se destacar?
Se você você está começando a construir sua autoridade digital e está procurando uma abordagem simples e eficaz, este artigo pode ser um excelente passo em sua jornada.
Nesta postagem, você vai descobrir como construir sua autoridade online, aprender como aumentar a percepção pública de sua marca e aumentar a sua influência social.
Siga estas dicas para ter um público recorrente maior para seu conteúdo, negócios e promoções e conquistar sua reputação como um grande influenciador online.
Dica 1: Crie seu site e comece a postar conteúdo
A primeira etapa, e talvez a mais importante, é construir seu site. Esse passo é vital em sua busca por maior autoridade online.
Seu website servirá como base de pesquisa para qualquer pessoa que busque referências sobre você e é uma parte crucial da estratégia de construção de autoridade.
Mas não basta ter um website, você deve fazer um blog e escrever conteúdo de qualidade se quiser ser uma autoridade ou influenciar pessoas. Você não precisa escrever diariamente, mas deve fornecer um conteúdo valioso que esteja relacionado com sua área de especialização.
Nos últimos anos, o blog é um meio digital que cria valor para o seu negócio. Para isso, você precisará de um arquivo considerável de postagens de qualidade que ajude a educar e informar o seu público.
Se você é proprietário de uma empresa, mas ainda não sabe exatamente a importância de ter um blog, aqui estão umas estatísticas para inspirar você:
- As empresas que publicam conteúdo regular recebem 8x mais tráfego
- O blog ajuda a reduzir os gastos gerais com marketing em mais de 60%
- O blog ajuda a alcançar 3x mais leads
Além disso, o blog é uma ótima maneira para você e a sua empresa:
- Compartilhar conhecimento com seus clientes sobre o seu setor,
- Afirmar sua autoridade como líderes do setor e especialistas no assunto;
- Ajuda os consumidores a criar confiança e segurança em sua marca;
- Agregar valor à experiência geral dos seus clientes;
- Você oferece aos seus clientes conhecimento, antes que eles façam uma compra;
- Você educa, antes de vender e isso ajudará você com seu produto e/ou serviço.
Por fim, como já mencionamos, o processo de blogar é fundamental para o sucesso de seus esforços de marketing.
É por isso que é extremamente importante aprender como iniciar e gerenciar um blog com eficácia de uma maneira que apoie o seu negócio.
Para saber mais sobre como iniciar o seu blog, veja também esse artigo: 7 dicas para ter um blog de sucesso se dedicando apenas uma hora por dia.
Dica 2 – Concentre-se em uma área específica [nicho]
Você deve se encontrar um nicho direcionado e focado para construir seu público pela primeira vez.
Vale notar que escolher um nicho, não é limitar o seu público, mas atrair o verdadeiro público interessado no que você tem a dizer.
Saber quem é seu público nesta fase que você estava começando o desenvolvimento de uma presença online, vai ser importante para manter o foco em um público específico,
Escolher um nicho ajudará você a se manter consistente e aprender, especialmente sobre as necessidades e desejos de seus clientes e ser mais responsivo com seu público.
Quando você entende seu público, você fortalece a sua marca, dando personalidade aos seus serviços e se mantém conectado com seus clientes.
Focar em um nicho ajuda você:
- Aumentar a autoridade com seu público e mecanismos de pesquisa
- Melhorar sua reputação online
- Construir uma rede de pessoas interessadas em seu negócio
- Simplificar e segmentar seu marketing
- Aumentar as conversões
Dica 3 – Otimize seu site para SEO e analise resultados
Ao construir seu site, você de utilizar as palavras-chaves que seus clientes procuram em sua área de especialização e para se classificar nos primeiros resultados de pesquisa.
Utilizar palavras-chaves e otimizar o seu site para a classificação mais alta nos resultados do mecanismo de pesquisa ou SEO aumenta a sua visibilidade.
Existem muitos elementos para um SEO eficaz, mas aqui estão os principais que você pode aplicar rapidamente:
- Faça a sua pesquisa de palavras-chaves
- Otimize todos os posts e páginas para as suas palavras-chaves
- Publique conteúdo novo e de alta qualidade regularmente.
- Mantenha seu site simples, fácil de navegar e rápido para carregar
- Garanta que seu site seja responsivo nas diferentes plataformas (desktop, tablet e celular)
Você também deve otimizar:
Meta Descrição: é a descrição abaixo do título da página do post nas páginas de resultados de pesquisa do Google. Eles fornecem um breve resumo da postagem antes de clicar nela. O ideal é uma descrição até 150 caracteres.
Título e cabeçalhos da página: tente incluir suas palavras ao título e mantê-lo curto, até 70 caracteres.
Texto âncora: o texto âncora é a palavra ou palavras com links para outra página – no seu site ou em outro site.
Escolha um bom título: escreva um título que chame a atenção do seu leitor.
Com certeza, as dicas acima não esgotam todos os elementos de SEO necessários para alavancar seu conteúdo na primeira página do Google, mas vão ajudá-lo a começar a se posicionar.
Dito isso, faça medições regulares do tamanho do seu público, nível de tráfego e taxa de conversão e continue fazendo ajustes até que suas estratégias de geração de leads baseadas em autoridade alcancem os resultados desejados.
Dica 4 – Escreva um e-book
A criação de um e-book ajuda a expandir o seu público, por isso você deve utilizá-lo como parte de sua estratégia de marketing.
Distribuí-los gratuitamente, ajudará a aumentar o seu público e leitores e, indiretamente, a criar tráfego de volta para seu site, produto ou blog. Ou seja, o objetivo do seu e-book é gerar leads.
Portanto, escolha um tópico que você costuma escrever em seus canais de marketing de conteúdo e que você saiba que o seu público quer ou precisa aprender mais.
Por outro lado, além de criar um ebook para educar seus leitores, você também estará expandindo seu conhecimento na área e tem a oportunidade de se aprofundar mais no assunto que pretende se tornar uma autoridade digital.
Etapas rápidas para criar um ebook:
- Pesquise o seu mercado-alvo
- Crie um tópico e um título cativante
- Escreva, edite e revise seu e-book
- Adicione imagens, gráficos e crie a arte da capa
- Converta em um arquivo PDF e distribua
- Promova em todos os lugares [email, redes sociais]
Para saber mais detalhes de como criar um ebook, confira esse artigo: 8 passos para criar e lançar produtos digitais [lucrativos]
Dica 5 – Crie e realize seminários e/ou webinars
Um webinar é um seminário de vídeo online, que pode ser gravado ou transmitido ao vivo e pode ser usado como uma poderosa ferramenta de marketing e geração de leads.
Por isso, para quem está começando a construir uma estratégia para se tornar uma autoridade digital e, posteriormente, atrair clientes e promover seu produto, o webinar pode servir como um facilitador para despertar o interesse do público.
Esse recurso facilita a comunicação direta com o seu público-alvo, por meio do qual você tem a oportunidade de demonstrar sua autoridade no assunto e criar um relacionamento com o cliente.
A ferramenta também traz diversos benefícios para o público, pois atua como um meio de aprendizagem rápido e prático e permite a troca de experiências com os profissionais.
Por meio de transmissões ao vivo, o seu público tem a chance de conhecê-lo melhor, o que torna mais fácil estabelecer uma conexão.
Como fazer um webinar
Plataformas de fácil acesso:
Passo a passo para criar o seu :
- Crie uma Landing Page para as inscrições;
- Promova a Landing Page por e-mail e redes sociais;
- No dia agendado do Webinar, crie o evento no Hangouts;
- Envie o link do evento para aqueles que se inscreveram.
Tipos de Conteúdo:
- Tema geral, relacionado ao seu conteúdo, para atrair e gerar leads;
- Tópico específico, relacionado ao seu conteúdo, para despertar a atenção de seus leads;
- Fazer uma demonstração ao vivo de seu produto para converter leads avançados em clientes.
Por fim, o webinar ajuda você a se posicionar como um especialista e os inscritos confirmam que você tem informações valiosas e exclusivas para transmitir.
Dica 6 – Marque presença nas redes sociais
As redes sociais ajudam a alcançar pessoas globalmente e construir a base para um relacionamento profissional em longo prazo.
E, se você compreender as características de seu público-alvo, poderá personalizar suas mensagens e distribuir suas postagens nas redes sociais de forma proativa para alcançar e aumentar o seu público.
Aqui estão as plataformas mais populares e suas finalidades:
- Facebook: permite aos usuários postar, curtir e compartilhar conteúdo (fotos, vídeos, artigos, etc.).
- Instagram: é um centro de compartilhamento de fotos ou vídeos curtos. Os usuários podem postar conteúdo em seu feed de notícias geral ou fornecer atualizações de vídeo ao vivo como parte do recurso dos Stories
- LinkedIn: é um espaço para os usuários ampliarem suas redes profissionais e compartilhar artigos em seu sua área de atuação.
- Twitter: tem um limite de caracteres para suas mensagens, então as mensagens são mais concisas e, às vezes, mais informais.
- Pinterest: permite que os usuários descubram novos conteúdos (fotos, artigos, links) com base em seus interesses favoritos.
Dica 6 – Crie campanhas de email
Você sabia que mais de 34% das pessoas em todo o mundo usam e-mail? Ou seja, cerca de 2,5 bilhões de pessoas.
Embora algumas pessoas acreditem que a com a popularidade crescente das plataformas de mídia social, o e-mail pode ser colocado de lado, essa ferramenta de marketing ainda é uma das mais importantes para a conversão de leads.
Isso significa que você deve apenas enviar newsletters, mas também usar a automação de e-mail com base nos gatilhos de seus clientes.
De acordo com uma pesquisa da Experian, e-mails transacionais têm 8x mais aberturas e cliques do que qualquer outro tipo de e-mail e podem gerar 6x mais receitas.
Portanto, o marketing por email ainda é uma ferramenta poderosa de se conectar com as pessoas e funciona melhor quando é personalizado.
Aqui estão algumas razões pelas quais o email marketing que você deve apostar:
- Mais eficaz do que a mídia social (para aquisição de clientes)
- Impulsionam a aquisição e retenção de clientes
- É fácil, eficaz e barato
- É o canal que gera o maior ROI para os profissionais de marketing
Importante: emails com linhas de assunto que incluem o nome do destinatário têm 26% mais chances de serem abertos.
Dica 7 – Aprenda cada vez mais para ter sucesso
Por último, mas não menos importante, aprenda tudo o que for possível sobre o setor que você quer se tornar um especialista.
Pesquise sobre os líderes da sua área, leia o que eles produzem e faça interações nas redes sociais e se concentre no aprendizado contínuo.
Lembre-se sempre que autoridade está relacionada à expertise. Mas ganhar expertise vai depender da sua vontade de aprender. Igualmente, confiança também precisa ser conquistada.
Se as pessoas o considerarem uma fonte de informação de qualidade, você abre caminho para o sucesso naturalmente.
Chegamos ao fim das nossas dicas, mas ainda temos muito para ensinar para você sobre negócios online. Por isso, se você gostou deste conteúdo, assine a nossa newsletter e receba conteúdos atualizados diretamente em seu email.