Quer vender seus e-books, mas não sabe exatamente o preço que deve cobrar?
Então, este post é para você.
Já escrevemos aqui sobre como criar produtos digitais de sucesso, então agora vamos examinar como decidir o preço.
Sabemos que a parte mais difícil de um e-book é escrevê-lo. Mas decidir o preço também pode ser complicado para você.
E um aspecto muito importante de seu plano de publicação de ebooks será determinar como definir o preço de seu material.
Por isso, vamos dar algumas dicas para ajudá-lo a precificar o seu produto e manter as suas metas de vendas no caminho certo.
Então por onde começar?
Dica 1 – Considere seus objetivos
O primeiro passo para definir o seu preço é considerar qual o seu objetivo de publicação.
Você precisa se perguntar:
- O que eu quero alcançar com meu livro?
- É para ganhar o máximo de dinheiro possível?
- Vender o máximo possível?
- Alcançar o maior número de leitores possíveis?
Além de obter as respostas acima, deve considerar em que ponto da sua jornada você se encontra.
Por exemplo, se você for um novato em publicação, talvez precise encontrar seu público primeiro, o que resultará em um preço mais barato para seu livro.
No entanto, se você já é um autor estabelecido e já tem uma base de leitores, provavelmente as pessoas estejam dispostas a pagar mais pelo seu ebook.
Dica 2 – Pesquise os preços de outros ebooks
Você pode aprender muito observando o mercado de ebooks parecidos com o tipo de produto digital que você está oferecendo.
Portanto, a dica número dois é fazer uma pesquisar online de ebooks semelhantes ao seu para ter uma boa ideia por onde começar ao definir o preço do seu produto.
Procure tanto por títulos publicados tradicionalmente quanto publicações independentes. Verifique os preços de outros ebooks independentes do mesmo gênero e estilo.
Assim, é mais fácil encontrar um valor aproximado de preço que seu público-alvo está preparado para pagar.
Vale notar aqui também que os e-books de não ficção geralmente têm preços mais altos do que os de ficção.
Dica 3 – Mantenha seu preço baixo
Os ebooks são um produto cada vez mais presente no mundo digital. Milhares de títulos de ebooks estão prontamente disponíveis para compra a preços muito baratos, em qualquer lugar.
Basta dar uma pesquisada na lista dos livros de negócios mais vendidos na Amazon e você verá que os ebooks Kindle, por exemplo, não custam muito.
Há um número grande de livros Kindle disponíveis para venda de R$ 1 a R$ 2. A maioria dos eBooks na Amazon são baratos.
Mas porque ebooks não são caros? Primeiro, porque a competição é alta.
Segundo, escrever e publicar um ebook não envolve muitos custos além, é claro, do seu tempo e esforço.
Você não terá despesas com:
- Custos de impressão.
- Taxas de publicação
- Custos de postagem e embalagem.
Ou seja, é possível começar vender com preços baixos e, posteriormente, ir aumentando os seus valores.
Dica 4 – Calcule o que você gastou para produzir seu ebook
Quanto realmente custou para você criar seu e-book?
Considere as despesas envolvidas na criação e no lançamento de seu ebook e determine um prazo razoável para recuperar esses custos.
Por exemplo, se você contratou alguém para produzir o conteúdo do seu ebook e depois contratou outra pessoa para formatá-lo para você, deve levar em consideração esses custos.
Da mesma forma, precisa considerar os gastos caso tenha terceirizado a revisão e ao design da arte da capa do e-book.
Mas se você produziu seu material digital sozinho, incluindo escrever a cópia, criar a arte, revisar e tudo o mais, então seu custo será zero.
Ou seja, todo o lucro do seu ebook será para você.
Dica 5 – Considere o valor do seu conteúdo
Certamente, quanto mais valioso for o conteúdo do seu e-book, mais você poderá cobrar.
Mas como determinar se o seu conteúdo pode custar mais?
A saber, as pessoas pagam mais por materiais que consideram importantes para o avanço na carreira ou auto-aperfeiçoamento e a gastar menos com ebooks voltados apenas para o entretenimento.
Em vista disso, caso seu produto tenha sido criado com o objetivo de ajudar as pessoas a resolver um problema, aprender algo crucial para o crescimento profissional, você pode acrescentar alguns reais no seu preço.
Principalmente, se você está vendendo um guia de referência com conteúdo especializado com planilhas, ilustrações incorporadas, tutoriais, etc, seu material será mais requisitado.
Dica 6 – Verifique seu público-alvo
Quem é seu público alvo? Você está buscando um nicho de mercado ou alcançando o público em geral?
Se você tem uma base de leitores estabelecida, eles podem estar mais dispostos a pagar um pouco mais por seu título, porque já estão familiarizados com seu trabalho.
Já se você for um autor desconhecido pode obter mais resultados com um preço mais baixo para atrair novos leitores.
Bônus – Onde vender seu ebook
Você pode configurar seu próprio site e vender seu e-book diretamente online. Você pode disponibilizar um PDF para seus leitores, implementar um carrinho de compras ou link do PayPal.
A vantagem de disponibilizar no seu próprio website é que você controla todo o processo e pode cobrar preços mais altos.
Além disso, você terá acesso a todas as informações do cliente e poderá promover produtos, serviços ou livros adicionais.
Outra maneira de vender e-books é por meio de um site de terceiros como o Amazon. Uma das vantagens de trabalhar com plataformas como a Amazon Kindle Direct Publishing é o alcance.
Embora você possa não ganhar tanto dinheiro quanto faria vendendo diretamente em seu próprio site, terá a oportunidade de alcançar um público ao qual não teria acesso de outra forma.
Aqui está uma lista de plataformas para vender seu livro:
- Amazon
- Kindle Direct Publishing
- Clube de Autores
- Eduzz
- Saraiva Publique-se
- Apple iBookstore
- Kobo/Livraria Cultura
- Livrorama
Conclusão
Definir o valor do seu ebook não é uma tarefa fácil. Mas você pode alterá-lo a qualquer momento.
Como mencionamos acima, você pode definir o preço um pouco mais baixo no início e aumentá-lo gradativamente.
Por fim, você precisa controlar seus dados de vendas, monitorar seus concorrentes, ver o desempenho de livros semelhantes aos seus e experimentar preços diferentes preço à medida que você constrói uma base de leitores em torno do seu ebook.
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