Você gostaria de começar um blog, mas está muito ocupado trabalhando em tempo integral?
E se você tivesse apenas uma hora por dia para se dedicar ao seu blog? Você acha que seria possível gerenciá-lo e ter retorno financeiro com essa atividade?
Saiba que existem certas estratégias que você pode aproveitar para manter um blog eficaz mesmo se você mantém outras ocupações durante o dia.
Se você acredita nisto, nós vamos mostrar para você como obter o máximo de resultados com seu blog dedicando uma pequena quantidade de tempo e esforço diariamente.
Então continue lendo e aprenda como criar e gerenciar o seu blog utilizando apenas uma hora por dia.
Estabeleça um plano de ação
Para iniciar seu blog e conseguir mantê-lo trabalhando apenas uma hora por dia, você precisará sobretudo de um plano de ação.
Então, antes de configurar seu blog, dedique algumas das suas horas descrevendo as suas as metas e o objetivo do seu blog.
Quanto mais cedo você definir a meta e o objetivo de manter seu blog, melhor será o Retorno de Investimento (ROI) que você terá com seus esforços.
Aqui estão algumas perguntas para fazer:
- O que você deseja alcançar com o seu blog?
- O que você criará para o seu público educar, inspirar ou capacitá-lo?
- Como isso ajudará seu público-alvo a alcançar o resultado desejado?
- Qual é o público-alvo do seu blog?
Esse planejamento é importante, porque você deve ver o seu blog como uma pequena empresa. O blog é seu empreendimento que em médio e longo prazo você poderá monetizar e ter retorno financeiro.
Saiba mais sobre como monetizar seu blog, lendo esse artigo: 8 maneiras de ganhar dinheiro na Internet com um blog [2020]
Automatize tudo o que você puder
Quando você escolhe uma plataforma para criar o seu blog, pense em ferramentas que vão facilitar o seu dia a dia e ajudar você a ser mais produtivo.
Existem inúmeras plataformas gratuitas que você pode configurar o seu blog. Mas por experiência própria, indicamos o WordPress.
Cerca de 30% de todos os sites na Internet usam o WordPress. Ou seja, mais de cada um em cada quatro sites que você encontra estão usando o WordPress.
Algumas razões importantes para essa popularidade:
- O WordPress abrange um ecossistema de plugins que supera todos os outros sistemas de gerenciamento de conteúdo.
- É possível encontrar muitos temas e plug-ins gratuitos para construir um site, assim como plugins e temas premium para quem tem orçamento.
- É muito fácil encontrar suporte para tudo e qualquer coisa relacionada ao WordPress.
- É possível adicionar funcionalidades interessantes ao seu site sem precisar saber como codificar.
As razões citadas acimas são alguns dos motivos que fazem com que a escolha pelo WordPress influencie diretamente na sua capacidade de ser produtivo, visto que você poderá automatizar muitas coisas que vão facilitar as suas tarefas.
Aqui estão alguns plugins do WordPress que podem te ajudar a economizar tempo:
WordPress Mobile Pack: otimiza o seu site para usuários mobile, tornando seu conteúdo responsivo e fácil de ler em celulares e tablets.
Related posts: esse plugin indica aos leitores posts relacionados aos que eles acabaram de ler.
Thank Me Late: possibilita captar emails de leitores e de quem deixa comentários no blog e facilita a interação.
Post Layout: permite criar padrões para posts, podendo colocar caixas de anúncio e banners no início, meio ou fim de cada um.
All in One SEO Pack: ajuda a checar se as configurações básicas de SEO foram cumpridas.
Shareholic: plugin de compartilhamento social da internet.
Priorize os aspectos mais importantes do blog
Priorizar. Para quem tem pouco tempo, listar prioridades é uma questão-chave para o sucesso e manter o foco.
A dica é manter suas tarefas em 3 categorias principais:
- Manter o site funcionando
- Manter o conteúdo atualizado
- Permanecer ativo nas redes sociais
⇒ Escreva um post por semana: quando seu blog estiver em funcionamento, essa deve ser sua prioridade número um.
⇒Escolha uma forma de mídia social para focar: use esta plataforma para promover sua postagem no blog, envolver seu público e criar sua marca.
Faça uma lista e cumpra
Escrever diariamente ou mesmo semanalmente exige muita disciplina. Mas será a chave do seu sucesso.
Por isso, defina um horário diário para escrever e certifique-se de permanecer fiel a si mesmo e à sua programação.
A melhor forma de fazer isso é descrever como você ocupará o tempo que você disponível para trabalhar em seu blog.
Veja um modelo de como distribuir seus 60 minutos diários:
- Trabalhar em uma postagem no blog: 20 minutos
- E-mail e comentários: 20 minutos
- Publicar nas redes sociais: 10 minutos
- Tirar ou editar fotos para o próximo post: 10 minutos
Envie um boletim semanal por email
Programe um tempo para planejar e enviar o seu boletim informativo ou newsletter. Sem dúvidas, esse será o marketing mais fácil que você fará e o mantém em contato com seu público.
O envio de um boletim informativo regular estabelece sua autoridade em seu nicho ou área de especialização e constrói seu relacionamento com seus clientes potenciais.
A newsletter também treina seu público para abrir seus e-mails. Se seus clientes atuais e potenciais estão acostumados a receber conteúdo de qualidade de você em e-mails regulares, eles também vão abrir seu e-mail quando você enviar uma promoção ou oferta especial.
Aqui estão algumas ideias para sua newsletter:
- Dicas
- Atualizações do setor
- Avaliações de produtos, serviços ou aplicativos que se relacionam com sua escrita
- Pesquisas
- Perguntas frequentes
- Estudos de casos
Invista em algum tipo de aprendizado
Se você tem um emprego em período integral, a dica é fazer cursos online grátis ou pagos (conforme a sua disponibilidade financeira) para acelerar o seu aprendizado.
Investir em um ou dois cursos pode reduzir muito tempo e esforço de pesquisa e dar-lhe uma grande vantagem na criação de seu blog.
Se você está procurando cursos para criar conteúdo, aqui estão alguns sites onde você pode encontrar:
Utilize a regra 80/20
Por fim, nossa última dica é sobre produtividade. Você já ouviu falar da regra 80/20 ou Princípio de Pareto?
Essa regra é bastante comum no mundo dos negócios e pode ser muito útil quando se tem muito para fazer e pouco tempo para executar e uma nova ideia para colocar em prática que precisa de alguma dedicação e esforço pessoal.
Essa regra diz que 80% dos seus resultados virão de 20% das suas ações. Que tal utilizá-la para cumprir sua lista de tarefas relacionadas ao seu blog?
Segundo o Princípio de Pareto, para a maioria dos eventos, aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas”.
Por exemplo, 20% dos produtos de uma empresa representam 80% das vendas ou 20% dos empregados são responsáveis por 80% dos resultados e assim por diante.
Mas como aplicar isso no seu dia a dia? A ideia aqui é eliminar os 80% de tarefas que contribuem apenas para uma minoria de sua produtividade, mas de alguma forma ou de outra você precisa fazê-las.
Para as tarefas indispensáveis, a solução é automatizá-las, terceirizá-las ou dedicar menos tempo a essas atividades.
Por outro lado, se você trabalha em período integral e quer começar o seu blog, mas descobre que está gastando muito do seu tempo livre com atividades poucos produtivas ou desnecessárias, comece a direcionar esse tempo para se dedicar a escrever e divulgar seu conteúdo.
Esperamos que nossas dicas inspirem você a manter seu blog mesmo enquanto trabalha em período integral.
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