Se você deseja desfrutar de liberdade financeira e já considerou criar seus próprios produtos digitais, mas não tem certeza por onde começar, este artigo vai facilitar as coisas para você.
Por experiência própria, sabemos que com a revolução do aprendizado que está ocorrendo no mundo de hoje, os produtos digitais estão se tornando altamente lucrativos e podem se tornar uma ótima fonte de renda.
De fato, qualquer pessoa pode aprender facilmente sobre a produção e venda de produtos online e começar a gerar uma renda substancial regularmente.
Se esse também é o seu propósito, continue lendo e aprenda como fazer isso em 8 passos simples.
Siga as etapas que descrevemos aqui e comece a criar seu primeiro produto digital : )
O que são produtos digitais?
Os produtos digitais [online, de informação ou conteúdo] são ferramentas criadas, publicadas, armazenadas e distribuídas online.
Esses produtos são criados na forma de arquivos para download ou reproduzíveis, como vídeos, MP3s, PDFs, plug-ins, entre outros.
Alguns exemplos de produtos digitais que você pode criar e vender:
- Cursos online
- Fotografias
- Elementos gráficos e design
- Temas
- Plugins
- Apps
- Websites
- Música
- Vídeos
- Guias em PDF
- eBooks
- Jogos
- Treinamentos
Quando você cria um produto digital, você deve pensar em 5 coisas básicas:
- Uma audiência.
- O produto.
- Uma maneira de receber o pagamento.
- Uma forma de divulgar o seu produto.
- Como divulgar e entregar esse produto.
Quais as vantagens de vender produtos digitais?
Há muitas razões vantagens em vender produtos digitais em relação a produtos físicos, como aproveitar mais o seu tempo, baixo custo de fabricação e de envio, entre outros benefícios atraentes que vamos citar abaixo.
1. Trabalhar no conforto da sua casa: é um modelo de negócios que você pode aprender e desenvolver facilmente no conforto da sua casa ou escritório.
2. Baixos custos indiretos: você não precisa manter o estoque ou incorrer em despesas de envio.
3. Margem de lucro extremamente alta: como não há custo recorrente das mercadorias, você retém a maior parte de suas vendas em lucros.
4. Potencial de automatização: os pedidos podem ser entregues instantaneamente, permitindo que você não precise se dedicar exaustivamente ao atendimento.
5. Venda de produtos digitais de qualquer lugar: você pode vender seus produtos digitais para qualquer lugar do mundo.
6. Renda passiva: você pode criar um produto e vendê-lo milhares de vezes ter vários produtos vendidos ao mesmo tempo.
Agora que você já sabe que esse pode ser o caminho de ouro para obter liberdade financeira e trabalhar de forma mais independente e criativa, vamos explorar as oito etapas para criar e lançar o seu produto digital.
Etapa 1: Defina o tema você deseja explorar
O primeiro passo para criar e compartilhar um produto digital, é definir a temática sobre o qual deseja falar.
Recomendamos que seja algo sobre o qual você tenha um ótimo conhecimento, mais do que a pessoa comum. Dessa forma, você pode criar e entregar algo relevante para o seu público.
Você pode compartilhar seu conhecimento, talentos, opiniões ou paixão. Visto que explorar tópicos com os quais você já esteja familiarizado tornará a sua jornada mais fácil e também o ajudará potencial seus ganhos em dinheiro.
Se você já atua em uma área há algum tempo e tem experiência neste setor ou mesmo comercializa algum produto, pense nas coisas com as quais você pode ajudar seus clientes
Por exemplo, se você vende artesanato, você pode ensinar técnicas avançadas. Ou se você é músico e toca instrumentos como violão, pode compartilhar seus ensinamentos em vídeos.
A nossa dica é foque no que você é bom e descubra a melhor forma de transmitir esse conhecimento e aprenda mais sobre o setor e o que as pessoas querem e precisam.
Sobretudo, tenha em mente que você está criando algo para resolver um problema.
Independente do nicho que você deseja lançar o seu produto digital, todos os produtos de sucesso têm uma coisa em comum: eles resolvem um problema que as pessoas pagarão para solucionar.
Então, quando você pensa em criar um produto digital, você precisa se preocupar nos problemas que seu público-alvo estão dispostos a pagar para resolver.
Pode ser algo tão específico como aperfeiçoar técnicas de sapateado, aprimorar a escrita quanto um guia de confeitaria para aprender fazer coberturas e recheios.
Agora que você já sabe como alinhar e definir a sua ideia, veja como pesquisar seu público
Etapa 2: Pesquise seu público e o seu nicho
Sempre pesquise seu mercado antes de começar a criar qualquer conteúdo digital. Faça uma pesquisa online em fóruns e grupos de mídia social relevantes e aprenda com outros produtos o máximo que puder.
Em relação à concorrência, veja quais os desafios que os outros profissionais enfrentam, o que eles prometem entregar e familiarize se com o quanto cobram pelos seus produtos.
Saber o que os outros já estão explorando em seu nicho, vai ajudá-lo a criar uma solução melhor do que seu concorrente.
Aqui estão alguns lugares que você pode pesquisar:
- Grupos de Facebooks
- Fóruns e grupos de discussões
- Websites dos concorrentes
- Postagens de blogs [e comentários]
- Emails de seus clientes [caso já ofereça outros serviços e produtos físicos]
- Pesquisa no Google
Outra maneira eficaz de pesquisar os seus clientes em potencial é enviar pesquisas cuidadosamente elaboradas para sua lista de e-mails.
Você pode configurar a sua pesquisa facilmente através de um serviço como o Google Forms ou o Survey Monkey.
Para começar, envie uma pesquisa para descobrir se:
- Existem problemas que a maioria das pessoas na sua lista de email têm em comum.
- Como esses problemas impactam a vida dessas pessoas.
- Essas pessoas estariam interessadas em um produto que resolvesse esse problema.
3. Defina o formato do digital que você vai criar
Escolher o formato certo para o seu produto é crucial. É possível que o mesmo conteúdo tenha um enorme sucesso como um curso online, mas fracasse como um e-book (ou vice-versa).
Como já mencionado, há uma enorme variedade de formatos possíveis, incluindo ebooks, videoaulas e podcasts.
No entanto, o formato mais apropriado dependerá de três fatores:
- Os recursos disponíveis (microfone, sistema de edição, câmera, dinheiro, etc.),
- O interesse do público-alvo
- A capacidade de adaptação do seu público
Em vista disso, o ponto para decidir como estruturar, organizar e formatar seu produto dependerá das caraterísticas do seu conteúdo e a melhor forma de entregar isso ao seu público.
Você deve se colocar no lugar do seu cliente e responder:
- Qual o formato mais fácil de entender?
- Mais atraente?
- Mais efetivo [que trará resultados rapidamente ou mais facilmente]
- Qual seria a melhor maneira de aprender seu conteúdo?
Aqui está uma lista de algumas possibilidades de formato:
- Ebook, guias [pdf]
- Curso pré-gravado [vídeo, áudio]
- Oficina/ aula ao vivo [oficina de 30 a 60 minutos]
- Elementos de design [kit de logotipo]
- Modelos editáveis [modelos de mídia social, currículo, cartão eletrônico]
- Modelos para impressão [planejadores, calendários, cartões, pôsteres]
Então, agora que você sabe qual formato usar, é hora de se organizar.
4. Planeje seu produto digital
Você pesquisou seu mercado e validou sua ideia de produto digital, então faça o seu planejamento para estruturar e criar o seu produto.
Gaste algum tempo organizando seu projeto para que você saiba exatamente o que é necessário para criá-lo e lançar com todos os componentes necessários para conquistar seus objetivos de obter retorno financeiro.
Dicas para organizar a criação do seu produto:
- Crie uma lista de tudo o que você poderia ensinar ou todas as ideias que você validou.
- Escolha as ideias que levarão ao resultado mais simples e rápido.
- Organize-os em um fluxo que faça sentido para o usuário.
- Descreva como você dará vida às suas ideias [quais ferramentas vai utilizar]
Dica: Ao estruturar seu produto pense também em longo prazo, verifique se o seu conteúdo permanecerá atual ou será relevante para os usuários em longo prazo.
5. Produza conteúdo em torno da sua ideia
Antes de lançar o seu produto, você pode começar a escrever algumas postagens de blog relacionadas ao seu produto, que poderão ajudá-lo a apresentar sua ideia aos leitores e despertar a curiosidade.
Comece criando um conteúdo de blog de alta qualidade para o seu site e busque parcerias com outras empresas e influenciadores em potencial que possam estar interessados em compartilhar seu conteúdo com o público.
Aproveite para criar um formulário de feedback no seu site. O formulário pode ser uma caixa de entrada de texto simples para obter comentárias ou uma pesquisa em várias etapas para perguntas direcionadas.
Para saber mais como criar e divulgar um blog na internet, confira esse artigo: 10 dicas para criar conteúdos incríveis em seu blog.
6. Crie seu produto digital
Independentemente de você estar vendendo, eBooks , músicas , fotos , vídeos ou qualquer outra produto, você deve dedicar um bom tempo a sua ideia, antes de lançar.
Ao elaborar o seu conteúdo, aumente a sua oportunidade de elaborar um produto abrangente e consistente fazendo uma pesquisa de palavras-chave para saber quais as oportunidade que podem ser exploradas.
Pesquise também no Google Trends os tópicos que o público tem interesse.
Depois de criar o seu produto, você precisa garantir que o resultado final está funcionando como deveria.
Verifique se o seu produto digital está livre livres de erros. Você precisa reler seu eBook. Checar se a resolução das fotos está com boa qualidade. Caso seja um vídeo, verificar se a reprodução está correta e assim por diante.
Você também deve testar se as páginas mais importantes do seu site estão funcionando corretamente. Para isso, confira os links em todo o site, o processo de registro do usuário e, também, a página de pagamentos.
7. Defina seu preço
Definitivamente, o preço pode ser a parte mais difícil de mencionar quando se trata de produtos digitais. Mais uma vez, a dica é fazer uma pesquisa de mercado para ter uma ideia do que as outras pessoas estão cobrando por algo semelhante.
Para fazer sua pesquisa de mercado, faça uma pesquisa rápida no Google ou Pinterest para ver se há outros produtos semelhantes.
Além disso, siga essas dicas:
- Ofereça um preço acessível – as pessoas adoram
- Ofereça bônus especial – coisas grátis são sempre bem-vindas
- Faça uma oferta por tempo limitado – crie um senso de urgência
Etapa 8: Lance, venda, compartilhe…
O marketing de produtos digitais não é muito diferente do marketing de produtos físicos. A principal diferença é que explicar a necessidade de um produto digital às vezes se mostra mais difícil do que ilustrar os benefícios de um produto físico.
Em vista disso, use todos os canais possíveis para promover seu produto digital. Uma ótima campanha promocional por meio de mídias sociais e sites pode aumentar suas vendas.
Aqui estão quatro ferramentas para divulgar o seu produto digital:
- E-mail marketing
- Redes Sociais
- Blog
- Programa de Afiliados.
Para enviar a mensagem adequada, preste atenção nestas dicas:
- Público-alvo
- Manter as linhas de comunicação abertas
- Destacar as vantagens com as quais o cliente se importa
- Focar na sua experiência (vender o seu conhecimento).
- Lembrar sempre que as pessoas querem uma solução para um problema
Agora veja uma sequência de emails para o lançamento
E-mail 1: 7 dias antes do seu lançamento. Informe o seu público-alvo sobre o seu produto.
Não esqueça das seguintes informações:
- Como seu produto resolve o maior problema
- Quando seu produto estará disponível para venda
- O que eles receberão se decidirem comprá-lo.
E-mail 2: 5 dias antes do seu lançamento. Neste e-mail, forneça aos seus assinantes detalhes mais específicos sobre o seu produto.
Inclua:
- Os motivos pelo qual o seu produto é útil ou indispensável.
- Mostre como seu produto já ajudou outras pessoas.
E-mail 3: 3 dias antes do seu lançamento. Tente esclarecer algumas dúvidas que as pessoas possam ter sobre o seu produto.
- Este produto vale a pena?
- Ele funcionará para mim?
- Como vou ter certeza que vou aprender?
E-mail 4: 2 dias antes do seu lançamento. Faça uma promoção.
- Ofereça um desconto de lançamento.
- Informe seus assinantes que eles têm x dias para comprar com bônus especial.
E-mail 5: dia do seu lançamento.
- Lembre as pessoas por que elas não deveriam perder a oportunidade de comprar seu produto.
- Diga que a sua oferta especial de pré-lançamento expirará em breve.
Por fim, depois de lançar o produto, continue aprendendo, testando e multiplicando os seus esforços para lançar novos projetos baseados na necessidade do seu público.
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