Você sabe que tudo começa com um bom título. O título é a primeira coisa que você vê. Caso não seja irresistível, com certeza você não vai clicar.
Sempre que você pesquisa ou vê um anúncio no Google, Facebook, Twitter ou Instagram, você se depara com uma variedade de conteúdo online. E, claro, você clica no mais atraente.
Mas agora você está do outro lado: Você está montando um curso ou treinamento online? E tudo o que você quer é criar uma boa impressão e despertar uma conexão com um aluno ou cliente [em potencial].
Mas como você cria um título perfeito que vai ganhar milhares de cliques?
Vamos listar aqui as melhores dicas para ajudar você a criar um título vencedor para o seu treinamento online.
Incluímos neste artigo dicas práticas que você pode usar para escolher o nome de seu curso online e também algumas fórmulas [testadas] para criar seu título rapidamente.
Ou seja, pesquisamos as informações mais incríveis e reunimos aqui para você não perder seu tempo.
Pronto para aprender a tirar o máximo proveito disso?
Aqui estão as nossas dicas valiosas ….
Qual é a importância de um título poderoso para o seu curso online?
O título é um dos aspectos cruciais de um curso online. Isso porque o título pode determinar se um cliente (ou aluno em potencial) irá “clicar” no curso ou não.
Um título único pode diferenciar seu treinamento da concorrência. Da mesma forma, o nome de um curso pode definir as expectativas do aluno e orientá-lo para seus objetivos.
Então, um bom título deve:
- Atrair a atenção
- Despertar a curiosidade
- E aparecer nos resultados do Google [SEO]
Assim, tudo o que você precisa é criar um título descritivo e interessante que ofereça informações úteis e poderosas para envolver os leitores.
Um título curto e cativante é o segredo do sucesso. E aqui estão as nossas dicas para criá-lo.
Dicas para criar um título atraente e vencedor
1. Especifique seu público
Quem compraria seu curso? Quais são as motivações, opiniões, interesses ou objetivos do seu público-alvo? Identifique o que influencia seus clientes, o que eles amam e o que poderia fazê-los adquirir e fazer um curso.
Se você focar no perfil do seu público, você conseguirá obter as palavras, tom e estilo certos para engajá-los.
Aqui estão algumas perguntas que você pode tentar responder:
- Por que eles estariam interessados pelo seu curso?
- Sobre o que eles querem aprender mais?
- Quais as atividades que eles participam?
- Como eles se sentem sobre o treinamento que você oferece?
Se você deseja ampliar seus conhecimentos sobre como identificar seu público-alvo, sugerimos um curso rápido e acessível que você encontra na plataforma Udemy: Treinamento do público-alvo: Identifique seu cliente ideal.
2. Concentre-se nos principais benefícios
Seu título deve indicar o Grande Benefício. Afinal, as pessoas se inscrevem em cursos online em função de um benefício e para melhorar suas vidas pessoais ou profissionais.
Portanto, indique claramente o que os clientes em potencial vão alcançar. Para isso, escreva um título orientado para os benefícios, destacando a transformação que os alunos conquistam após concluir seu curso online.
Veja o exemplo abaixo sobre cursos de Yoga que destacam os benefícios de acalmar a mente ou o coração. O nome do curso mostra exatamente qual é o “estado de espírito” que a pessoa que procura um curso de Yoga almeja.
3. Faça um título curto e incorpore os resultados
Você precisa dizer muito em poucas palavras, por isso deve evitar um título muito amplo. Tente especificar o objetivo do seu curso e os benefícios de forma simplificada.
Simplifique, mas comunique claramente os resultados que as pessoas podem conquistar. Por exemplo, se você está ensinando as pessoas a fazerem Yoga a finalidade pode ser: conquistar uma vida mais tranquila.
Caso esteja ajudando as pessoas a criar uma marca, o objetivo pode estar focado em tornar os negócios mais lucrativos. Já se a ideia é ensinar dicas de redação para seus alunos, o propósito pode ser criar conteúdos mais atraentes, foque na finalidade.
Portanto, quando você incorpora os resultados no nome do curso, você lembra qual é a principal perspectiva do problema do seu aluno em potencial e apresenta uma solução.
Exemplos de nomes de cursos online que incorporam resultados:
- Design gráfico para criar artes incríveis nas redes sociais
- Faça seu Podcast para envolver o seu público
- Aprenda a negociar para se transformar em uma máquina de vendas
4. Defina as expectativas do seu público e seja claro
Quanto mais claro, melhor o seu título. Mas, para ter clareza, você precisa definir as expectativas do seu público-alvo, principalmente se você trabalha com um nicho específico.
Por exemplo, se o seu curso online de Yoga é para iniciantes ou somente para níveis avançados. Ou ainda seu treinamento pode ser voltado para crianças ou gestantes.
A partir deste nicho, você define as expectativas do seu público e respeita a experiência de cada um deles, definindo exatamente as expectativas de cada público no seu título.
Veja abaixo alguns exemplos de curso de Yoga que são claros sobre as expectativas:
5. Use palavras poderosas com apelo emocional
Alguns cursos se tornam populares, outros nem tanto. A resposta para o sucesso ou não de um treinamento online pode estar no uso de palavras poderosas no título.
As palavras poderosas como “Ousado” Emocionante “” Fascinante “” Transformador “têm como objetivo desencadear uma resposta emocional que leva os clientes a ler, clicar e comprar.
Veja abaixo alguns exemplos de palavras poderosas que motivam, envolvem e causam um apelo emocional que selecionamos do post 401 palavras úteis para aumentar conversões.
Palavras-chave que evocam Autoridade:
- Completo
- Abrangente
- Poderoso
- Infalível
- Comprovado
- Definitivo
Palavras-chave que desencadeiam exclusividade:
- Inestimável
- Pouco conhecido
- Segredos
- Único
- Raro
- Primeiro
- Especial
Palavras que destacam uma Novidade:
- Desafio
- Descobrir
- Extraordinário
- Novo
- Notável
- Surpreendente
Na imagem abaixo, destacamos um exemplo que gera conversões com enfoque no apelo da Exclusividade [Segredo] e Novidade [Descubra].
Agora que você já viu algumas dicas para exercitar sua criatividade, vamos mostrar para você algumas fórmulas [comprovadas] que você pode aplicar diretamente na criação do seu título.
Fórmulas para títulos perfeitos de cursos online [com exemplos]
Fórmula – A, B e C
Basta escolher 3 elementos-chave do seu curso e buscar a melhor combinação.
Exemplos:
- Mais prático, rápido e melhor
- Viajar, Trabalhar e Lucrar
- Dançar, Treinar e Emagrecer
Fórmula – A e B:
Seguindo os mesmos passos da fórmula acima, mas conectando apenas duas palavras-chave ou dois benefícios.
Exemplos:
- Menos trabalho, mais produtividade
- Mais cliques, mais conversões
- Mais organização, menos tempo perdido
Fórmula – Faça [isso] para [isso]
Neste exemplo, você usa como argumento principal os benefícios: [Faça alguma coisa] e [Benefício]
Exemplos:
- Faça seu blog e ganhe dinheiro online
- Economize e Fique Rico
- Medite e Conquiste a Tranquilidade
Fórmula – Guia Completo
Se o seu curso é um guia de instruções, você pode usar a fórmula O Guia [adjetivo] para [Fazer algo ou Obter Resultados]
Exemplos:
- O Guia Definitivo para aprender marketing digital
- O Guia Mais Completo para Produção de Conteúdo
- O Guia Essencial para gerenciar sua empresa
Fórmula [Ponto de partida] para [Benefício]
Neste modelo, você simplesmente conecta o ponto inicial com o benefício final.
- De amador para profissional
- Do básico para o nível avançado
- Do projeto para execução
- Da ideia para o planejamento
Fórmula – Fácil demais!
Aqui você vai chamar a atenção pela facilidade. Quanto mais fácil, mais atraente.
Exemplos:
- Aprenda Inglês em 5 etapas simples
- Criação de conteúdo simplificado
- Método simplificado para aprender Yoga
Agora que você já descobriu algumas fórmulas para aplicar em seu título, acompanhe algumas dicas sobre Otimização para Motores de Busca – SEO para que seu público o encontre na primeira página do Google.
3 regras de SEO para criar o título perfeito para o seu curso
1. Limite seu título a 65 caracteres
Para criar um título que apareça na primeira página do Google, limite o título a 65 caracteres. Isso garante que seu título não seja cortado nas páginas de resultados.
O Google mantém entre 50 e 60 caracteres para exibir os resultados da pesquisa. Portanto, ao criar seu título, transmita sua mensagem nos primeiros caracteres.
2. Use como sugestões de pesquisa do Google
Quando você digita palavras-chave do seu curso no mecanismo de busca, uma lista de ideias de palavras-chave surgem por meio de recurso de sugestão automática.
Você pode utilizar essas sugestões de pesquisa para para verificar como as pessoas estão pesquisando e usar esses insights para criar seu título.
3. Use o Google Trends
Outra ferramenta que você pode usar para encontrar palavras-chave é o Google Trends.
Para isso, digite o tópico ou o nicho do seu curso online. No painel superior, filtre os resultados de pesquisa com base em local, hora, categoria e tipo de pesquisa.
Essa ferramenta pode usar-se para identificar padrões de volume de pesquisa, depois vá para a seção de consultas relacionadas para descobrir as palavras-chave relacionadas.
Essas são três dicas fáceis de SEO que você pode aplicar – mesmo sem muito conhecimento sobre os motores de busca – para obter mais resultados com o seu título.
Agora, que tal encerrar as nossas dicas com uma lista de verificação? Se você gosta de uma lista, abaixo segue um cheklist para reforçar tudo o que falamos até aqui.
Lista de verificação para nomear com sucesso ou título do seu curso
Aqui está uma lista essencial de tudo o que você precisa lembrar para criar um título promissor para muitas panelinhas e conversões.
Antes de definir seu título, verifique se:
- Está orientado para o público em potencial
- Explica os benefícios ou objetivo de aprendizagem
- Fácil de ler
- Está correto gramaticalmente
- Tem menos de 65 caracteres
- Inclui palavras-chave que seu público-alvo vai usar para pesquisa
- É interessante e envolvente
Conclusão
Com o título certo, temos certeza de que seu curso online se destacará. Principalmente se você seguir algumas das dicas que publicamos nesta postagem.
Se você estiver focado no seu público-alvo, criar um título cativante e fazer uma pesquisa de palavras-chave certamente criará um título atraente para um curso vencedor.
Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nossas postagens. Nosso objetivo é atualizá-lo sempre com dicas fáceis e que funcionam de verdade.
Até breve 🙂