Você já utiliza a sua conta pessoal do WhatsApp para gerenciar relacionamentos, leads e atendimento ao cliente?
Talvez esteja na hora de experimentar o WhatsApp Business.
Visto que essa ferramenta digital, que no início deste ano atingiu 2 bilhões de usuários, é um dos canais de marketing mais importantes para agregar valor aos seus negócios em 2020.
Vou mostrar neste artigo, a chave para usar esse aplicativo e começar a se envolver com seus clientes e leads de uma maneira totalmente eficaz.
Aqui você vai descobrir porque o WhatsApp Business é a ferramenta ideal para:
- Alcançar se público
- Construir uma conexão com seus clientes
- Promover sua marca, produto e/ou produto e serviço
- Se comunicar com seus clientes em tempo real
Então continue lendo de descubra de forma definitiva como usar o WhatsApp para negócios : )
O que é WhatsApp Business?
Lançado no início de 2018 como um aplicativo dedicado a proprietários de pequenas e médias empresas, o WhatsApp Business foi desenvolvido para que as empresas se conectem com seus clientes de forma mais rápida e simples.
Disponível para download gratuito [ Android e iPhone], o aplicativo é bastante semelhante ao WhatsApp que a maioria das pessoas já conhecem e pode ser usado para lidar com dúvidas e reclamações, enviar lembretes e também fazer vendas pelo chat.
A sua principal vantagem está nos recursos extras e bastante úteis para torná-lo compatível com os negócios, a partir da configuração de um perfil comercial completo com o endereço da empresa, e-mail e link do site.
Por que usar o WhatsApp Business?
O envio de mensagens para empresas está se tornando cada vez mais comum em todo o mundo, à medida que os chats em 2020 tem se tornado o centro das atenções, principalmente quando se trata de clientes, vendas e marketing.
Diante disso, 0 WhatsApp já ultrapassou a marca de 1,5 bilhão de usuários mensais e deve continuar crescendo.
E de acordo com as estatísticas do próprio WhatsApp, 63% das pessoas que usam o aplicativo, dizem que começaram a enviar mensagens com mais frequência nos últimos dois anos.
E 67% planejam enviar mensagens ainda mais às empresas nos próximos dois anos.
No gráfico abaixo, você pode verificar o quanto o WhatsApp tem se tornado um dos aplicativos de mensagens instantâneas mais populares [dados em milhões por usuários ativos]
Fonte: Business Insider
WhatsApp Business Vs. WhatsApp Messenger
Por que usar o aplicativo WhatsApp Business em vez do aplicativo WhatsApp Messenger?
Essa é uma das perguntas mais frequentes das empresas que ainda usam o WhatsApp Tradicional para negócios.
Com o WhatsApp Business, além criar rapidamente um perfil de negócios com informações úteis para seus clientes – como endereço, descrição da empresa, endereço de e-mail e site – você pode automatizar, classificar e responder rapidamente às mensagens.
Por outro lado, você também sempre terá estatísticas de mensagens sobre as métricas essenciais, como quantas de suas mensagens foram enviadas, entregues e lidas com sucesso.
Além do mais, sua criptografia e contas verificadas trazem seguranças às empresas que desejam fortalecer a sua marca em um mundo cada vez mais digital.
Mas assim como a implementação de um novo canal de comunicação de marketing, é importante determinar como você vai usá-lo.
Aqui estão alguns propósitos que você pode determinar em relação ao uso desta ferramenta:
- Servir como um canal de suporte técnico rápido
- Oferecer informações sobre confirmação de pagamento
- Informar sobre status do pedido, processo de transações, etc.
- Obter feedbacks promovendo alguma campanha comercial
- Aconselhar clientes existentes ou potenciais sobre os seus produtos
- Lançar anúncios para potencializar suas vendas
Talvez outra coisa que você deve estar se perguntando é se todas essas vantagens são gratuitas.
Então, vamos lá 🙂
O download do aplicativo é totalmente gratuito.
Ou seja, você pode se conectar com seu público e com clientes do mundo inteiro sem nenhum gasto adicional com a plataforma (vai precisar apenas da internet).
Com isso, você pode reduzir seus custos relacionados a serviço de SMS ou vendas por telefone.
Configurando o WhatsApp Business
Configurar o aplicativo para os seus negócios é simples e fácil, mas é importante prestar atenção em alguns detalhes.
Por isso, vamos listar aqui algumas informações citando o FAQ do próprio aplicativo para você.
1. Etapas para instalar o aplicativo
Passo 1. Para começar, basta fazer o download na loja Google Play.
Passo 2. Em seguida, inscreva-se usando o número do celular de sua empresa.
Passo 3. Vá para a seção de perfil nas configurações de negócios do seu aplicativo.
Passo 4. Crie seu perfil adicionando seus detalhes comerciais.
Depois de concluir essas etapas, o perfil da sua empresa está pronto para uso!
Passo 5. Configure o WhatsApp no desktop
Assim como sua conta pessoal do WhatsApp, você também pode usar o aplicativo móvel WhatsApp Business em seu desktop para trabalhar de forma mais eficiente e interagir melhor com os seus clientes.
O processo de configuração para a variante de desktop é igual ao do aplicativo WhatsApp normal.
Vá para Configurações > WhatsApp Web e digitalize o código QR fornecido.
Importante [lembre-se disto antes de configurar sua conta de negócios]
⇒ Você não pode usar o WhatsApp ou WhatsApp Business no mesmo número de telefone.
⇒ É possível usar o WhatsApp Business e WhatsApp Messenger simultaneamente vinculando cada uma a m número diferente.
⇒ Se você já tem uma conta no WhatsApp [ e deseja usar a sua conta pessoal], você pode transferir os dados da sua conta para sua nova conta do WhatsApp Business.
⇒ Caso você já tenha um contato comercial com número fixo, é possível utilizá-lo para configurar a sua conta corporativa.
3. A política de negócios do WhatsApp
Antes de enviar suas mensagens lembre-se que como empresa, você precisa ser compatível com o Regulamento Geral de Proteção de Dados GDPR.
Você também só pode enviar uma mensagem para alguém se ela enviar a primeira mensagem ou fornecer o número de telefone e concordar em ser contatado por você no WhatsApp.
Diante disso, recomendo colocar um botão em seu site para que eles possam iniciar uma conversa com você rapidamente pelo app de mensagens.
Você também pode criar e compartilhar um link curto com seus clientes. Assim eles poderão usá-lo para iniciar uma conversa com sua empresa.
Como criar um link curto
O link curto da sua empresa é criado automaticamente quando você cria uma conta no WhatsApp Business.
Siga estes passos para criar seu link curto:
- Abra o app WhatsApp Business e clique em Configurações > Ferramentas comerciais.
- Toque em Link curto para visualizar o link criado automaticamente.
- Clique em para copiar o link curto e coloque em seu site ou em outras páginas do Facebook.
- Compartilhe o link com seus clientes.
Todas as pessoas que receberem seu link poderão enviar mensagens para você. Você pode editar a mensagem padrão para os seus clientes [seus clientes também poderão editar a mensagem padrão antes de enviá-la.]
Importante: Se você seguir a política do WhatsApp, você pode proporcionar uma experiência de qualidade para seus usuários, ao mesmo tempo, que a sua empresa cumpre os requisitos de proteção de dados.
Dito isso, veja a seguir como os recursos desse aplicativo podem agregar um valor enorme às suas vendas e marketing.
Descrição dos recursos do aplicativo corporativo
Como já mencionei, usar o WhatsApp Business para aprimorar seu negócio não é uma tarefa tão difícil.
Basta aprender a funcionalidade de cada recurso e usá-los com criatividade.
Dito isso, descubra a seguir um pouco mais sobre cada um deles.
1. Perfil da companhia
O WhatsApp Business permite configurar um perfil de empresa com informações úteis para seus clientes ou usuários.
Dessa forma, as empresas que usam o WhatsApp para negócios serão listadas como contas comerciais, para que os usuários saibam que estão falando com uma empresa.
Você pode oferecer aos usuários do WhatsApp informações úteis como:
- Nome e descrição da sua empresa.
- Endereço de e-mail comercial.
- Link para seu site.
- Endereço da loja ou escritório.
- Horários de funcionamento;
- Segmento de atuação;
2. Ferramentas de mensagens inteligentes [respostas rápidas e automáticas]
Um dos recursos mais interessantes que você pode usar para se relacionar com os seus clientes e poder respondê-los com rapidez, são as respostas rápidas e personalizadas com base na mensagem.
As “Respostas Rápidas” permitem salvar e reutilizar mensagens que envia com frequência para que possa responder facilmente a perguntas comuns em nenhum momento.
E as “Mensagens Automatizadas” oferecem a possibilidade de criar uma mensagem de saudação para apresentar sua empresa aos clientes.
Assim como definir uma mensagem de ausência quando não você não pode responder para que os clientes saibam quando esperar uma resposta.
Como configurar a resposta automática para WhatsApp Business
- Toque nos três pontos verticais no canto superior direito do aplicativo WhatsApp.
- Clique em Configurações, depois em Configurações de negócios e, por último, em Mensagem de ausência.
- Ative o botão de alternância “Enviar mensagem”.
- Em seguida, insira a mensagem “ausente” ou toque nela para editar a mensagem que você deseja enviar.
- Depois de editar sua mensagem, selecione o tipo de programação para programar suas mensagens.
- Após, selecione os destinatários para os quais deseja enviar a mensagem.
Dicas para gerenciar suas mensagens:
#1. Prepare um modelo para responder aos usuários quando você estiver “ausente”, fora do horário comercial ou quando não estiver disponível para responder a mensagens recebidas.
#2. Você pode criar mensagens de boas-vindas ou colocar uma mensagem indicando que seu estabelecimento ou escritório não está aberto no momento ou que você não pode comparecer.
#3. Utilize respostas predefinidas para mensagens enviadas com frequência – as chamadas Respostas rápidas.
Observação: Suas mensagens de ausência serão enviadas apenas quando você tiver uma conexão de Internet.
3. Marcadores [etiquetas]
Os marcadores ou etiquetas tornam mais fácil organizar seus contatos ou bate-papos para que você possa encontrá-los novamente com facilidade.
As etiquetas padrão incluem:
- Novo cliente
- Nova ordem
- Pagamento Pendente
- Pago
- Pedido completo
Você pode criar marcadores personalizados para marcar seus clientes dentro de uma conversa, pressionando e segurando a conversa ou mensagem que deseja marcar.
Depois de marcar seus contatos, é mais fácil encontrá-los de volta no aplicativo, tornando mais fácil para você encontrar a pessoa certa para continuar a conversa.
4. Grupos e lista de transmissão
O WhatsApp Business tem dois recursos – Grupos e Lista de transmissão – que permitem enviar mensagens para até 256 pessoas simultaneamente.
Os grupos funcionam como salas de bate-papo onde as pessoas podem ver as informações umas das outras. E as mensagens são compartilhadas entre todos os membros de um grupo, incluindo respostas de qualquer participante do grupo.
Já a Lista de Transmissão é um recurso poderoso que pode ajudá-lo a transmitir mensagens importantes sem as complicações de ter que moderar mensagens ou gerenciar um grupo de pessoas.
Vantagens de usar as listas de transmissão:
- O público receberá sua mensagem como uma mensagem direta normal do WhatsApp do seu número.
- Mesmo que você a envie para várias pessoas ao mesmo tempo, cada uma delas a receberá como se a mensagem tivesse sido enviada a elas pessoalmente.
- O destinatário não saberá quem mais recebeu esta mensagem.
- Portanto, eles não poderão se comunicar com mais ninguém na lista.
Na lista de transmissão, a mensagem será vista como uma mensagem padrão que aparece em seu WhatsApp. Assim que seus clientes clicarem em responder, a mensagem voltará como uma mensagem normal.
Ou seja, a resposta não será vista por ninguém na lista de transmissão, apenas por você.
Veja na figura abaixo como criar a sua lista de transmissão.
Antes de partir para o próximo tópico, vou dar uma rápida dica sobre como segmentar seus contatos para distribuir conteúdos mais relevantes e otimizar o seu conteúdo.
#1. Comece com 3 grupos para enviar as suas mensagens:
- Clientes
- Leads
- Prospects
#2. Ao criar seu grupo ou lista, lembre-se de:
- Configurar o logotipo e o assunto do seu grupo.
- Colocar uma imagem que seja relevante para o seu grupo
- Seja preciso na descrição do seu grupo [35 caracteres]
#3. Use os seus grupos e listas de transmissão com criatividade para:
- Fazer ofertas e promoções criativas.
- Promover conteúdo de qualidade.
- Obter feedback diretamente dos clientes.
- Promover discussões e reuniões em grupo.
- Enviar alertas sobre novos eventos e vendas.
5. Estatísticas
Você pode ver relatórios analíticos básicos sobre a atividade da sua conta, como o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.
Esse recurso permite que as empresas possam revisar métricas simples e obter um melhor feedback sobre quais mensagens foram enviadas com sucesso, o que ajuda a promover campanhas e ações de marketing.
6. Catálogo
As empresas podem criar uma vitrine gratuita para mostrar seus produtos ou serviços e os clientes podem navegar e descobrir coisas que gostariam de comprar.
O uso de catálogos além de fazer com que as empresas pareçam mais profissionais, mantém os clientes envolvidos no chat, sem a necessidade de acessar o site para obter informações relevantes.
Como criar um catálogo no WhatsApp Business:
Passo a passo para adicionar um produto no seu catálogo:
- Abra o aplicativo WhatsApp Business e toque em Mais opções > Ferramentas comerciais > Catálogo.
- Para criar um novo catálogo, toque em ADICIONAR ITEM.
- Clique no ícone verde + e, em seguida: Adicionar imagens.
- Carregar imagens da galeria do seu celular ou tire uma nova foto [ toque em Câmera]
- Adicione o nome do produto ou serviço.
- Você também pode incluir mais detalhes nos campos opcionais de preço, descrição, link e código do produto ou serviço.
- Clique no botão SALVAR.
Observação: Você pode adicionar até 10 imagens.
Algumas ideias criativas para marketing no WhatsApp
Obtenha feedback e faça pesquisas de consumo
Ao usar o WhatsApp Business você pode aprimorar a interação e obter muitas informações interessantes sobre os seus clientes.
Diante disso, você pode fazer com que seus clientes avaliem seu produto ou serviço ou fornecer links ou opções para responder a uma pesquisa.
Mantenha seus clientes informados
Assim como manter seus clientes informados sobre o status do pedido, você também pode usá-lo para enviar lembretes.
Como por exemplo, você pode enviar uma mensagem lembrando seus clientes de uma assinatura que precisa ser renovada ou um prazo que está prestes a vencer, ajudando seus clientes não perderem prazos importantes.
Publique promoções e vídeos no status do WhatsApp Business
Você pode utilizar o status do WhatsApp Business para promover ofertas especiais, publicando um “cupom” em sua e anunciando uma oferta que expira em 24 horas.
O status também pode ser utilizado para postar pequenos vídeos sobre os seus produtos e serviços, ou os bastidores da sua empresa.
Compartilhe vídeos simples e informais dos seus negócios que valorizem a sua marca e reforcem os valores e missão do seu negócio.
Sem dúvidas, quando usado de maneira adequada e forma criativa, assim como você utiliza as suas outras redes sociais, o WhatsApp Business pode ajudar a sua empresa a oferecer experiências mais gratificantes ao seu usuário.
E você está pronto para experimentar o WhatsApp Business? Você já usa o WhatsApp na sua empresa? Conte nos comentários abaixo.
Fonte: WhatsApp Business
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